“Homens superiores – assim diz a populaça – não há homens superiores: todos somos iguais; perante Deus um homem não é mais do que outro: todos somos iguais”!
Perante Deus! Mas agora esse Deus morreu: e perante a populaça nós não queremos ser iguais. Homens superiores, fugi da praça pública! *
Ao contrário de Cristo, que se dirigia maioritariamente aos fracos e oprimidos, o Zaratustra de Nietszche (bem diferente do profeta persa com o mesmo nome, fundador do Zoroastrismo) prega o evangelho dos vencedores e não lhes fala de mansidão, mas das características do "homem superior", louvando pulsões que a moral judaico-cristã tentava reprimir (a volúpia da carnalidade e do poder, a altivez, a força..). “Deus está morto” e a Zaratustra não interessa uma assistência feita de homens comuns; ele quer ser ouvido e seguido por aqueles que fazem o mundo girar: não devemos ceder ao sofrimento e à derrota (muito menos à auto-comiseração), nem alicerçar a vida na esperança por um outro mundo. A vida é aqui e agora, o meu mundo é este, eu dependo de mim e só eu devo construir o meu futuro.
Três transformações do espírito vos menciono: como o espírito se muda em camelo, e o camelo em leão, e o leão, finalmente, em criança.* A primeira fase da vida espiritual do Homem é o camelo, símbolo de resignação, um animal cordato que aceita a carga e a culpa dos males do mundo e que segue o caminho que as convenções lhe ditam. Aparece depois o leão, orgulhoso e subversivo, aquele que quer ter as rédeas de si próprio e que não tem medo de afirmar “eu quero!”. O leão é livre e já não se deixa amestrar como o camelo, se bem que ainda não tenha algumas capacidades fundamentais e esteja órfão da orientação de uma entidade divina. Nova e última metamorfose acontece quando o leão se torna criança: a criança significa corte com o passado e criatividade, o embrião do super-homem. Deste modo, o ser humano é um mero estado de transição: o homem é corda estendida entre o animal e o Super-homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar, perigoso olhar para trás, perigo tremer e parar.* Assim falava Zaratustra.
*Assim Falava Zaratustra, F. Nietzsche, Guimarães Editores
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