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sábado, janeiro 21, 2006
  Hamlet no divã de Freud
(...) a lenda grega capta uma compulsão que todos reconhecem, pois cada um pressente sua existência em si mesmo. Cada pessoa da platéia foi, um dia, um Édipo em potencial na fantasia, e cada uma recua, horrorizada, diante da realização de sonho ali transplantada para a realidade, com toda a carga de recalcamento que separa seu estado infantil do estado atual.(26)Essa compulsão que todos reconhecem na tragédia do destino de Édipo, Freud também a vislumbra no destino, não menos trágico, de Hamlet. Como diz Freud,
A partir da compreensão dessa tragédia do destino só restava um passo para compreender uma tragédia de caráter ? Hamlet, objeto de admiração por trezentos anos, sem que seu significado tivesse sido descoberto ou os motivos de seu autor advinhados.(27)Pensa então Freud que um acontecimento real na vida de Shakespeare o tenha impulsionado a representá-lo em Hamlet. A questão da hesitação em Hamlet em vingar o assassinato de seu pai, perpretado pelo irmão deste, se constitui para Freud como passível de receber uma explicação, a partir da teoria psicanalítica. Freud considera que a hesitação de Hamlet quanto a esta tarefa 3?4 ao ser contraposta a sua ausência de escrúpulos, ao mandar seus cortesãos à morte, ao matar Polônio, e, ao lançar-se a um embate mortal com Laertes 3?4 só poderia ser explicada pela \"obscura lembrança de que ele próprio havia contemplado praticar a mesma ação contra o pai, por paixão pela mãe\"(28). A hesitação de Hamlet é devida ao seu sentimento inconsciente de culpa, que Freud encontra na fala de Hamlet a Polônio no Ato II, Cena II: \"Use every man after his desert, and who should scape whipping?\"(29), traduzido por \"se tratarmos as pessoas como merecem, nenhuma escapa ao chicote.\"(30)
...
Mas, retornando a Hamlet, Freud coloca que neste estamos perante as mesmas determinantes que norteiam (ou desnorteiam) Édipo, ou seja, os impulsos incestuosos-parricidas. Só que em Hamlet, em função do avanço do recalque que ocorreu no largo intervalo de tempo que separa as duas produções literárias (pois, para Freud, o avanço da civilização é concomitante a uma amplitude do recalque, ou seja, quanto mais civilização, mais recalque, e, com isso, mais mal-estar na civilização), esses impulsos permanecem recalcados; enquanto, em Édipo, a fantasia infantil é realizada, isto é, Édipo realmente mata o pai e casa-se com a mãe, a tragédia de Hamlet, em função do recalque, se apresenta ao modo de uma neurose; em Hamlet o enigma não recebe resposta, o caráter do herói permanece enigmático.
O traço de caráter que é o sintoma principal em Hamlet é, como já vimos, a sua hesitação em realizar a vingança da morte de seu pai, matando seu tio fratricida que se tornou seu padastro, ao casar-se com sua mãe
...
Para Freud, a razão da hesitação de Hamlet em vingar seu pai, continua sendo o fato de seu tio ter realizado uma ação que havia sido desejada pelo próprio Hamlet quando de sua infância. Com isso, o ódio sentido pelo tio-padrasto é \"substituído por auto-recriminações, por escrúpulos de consciência, que o fazem lembrar que êle próprio, literalmente, não é melhor que o pecador que deve punir.\"(40)
...
Freud conclui esta análise de Hamlet, alegando que do mesmo modo que os sintomas neuróticos e os sonhos, as obras dos escritores verdadeiramente criativos possibilitam “super-interpretações”, ou seja, todos esses fenômenos são produções de mais de um impulso na mente (tanto na do poeta, quanto na do neurótico comum), e \"estão abertos a mais de uma interpretação isolada


Marcos Chedid Abelhttp://http://www.antroposmoderno.com/antro-version-imprimir.php?id_articulo=475.

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