Leitura Partilhada
domingo, agosto 24, 2003
  Extravagâncias?
Num post de 10 - 8 - 2003, o amigo Henrique Fialho partilha connosco a sua perspectiva da leitura do ULISSES:


«Quando James Joyce começou a escrever Ulisses, no ano da graça de 1914, já os pilares essenciais da psicanálise tinham sido devidamente fundamentados. Em 1900 Freud tinha publicado A Interpretação dos Sonhos, doze anos depois seria dado à estampa Metamorfoses e Símbolos da Libido, de C. G. Jung. O título da obra maior do escritor irlandês remete directamente para a Odisseia de Homero, mas não menos importante na sua edificação terão sido as explorações do inconsciente levadas a cabo pela então moderna psicanálise, assim como as exegeses da Bíblia, do Talmude ou do Zohar, como viria o próprio Joyce a asseverar. Ulisses, é hoje uma redundância afirmá-lo, é uma obra analógica que eleva a uma situação limite a arte da metáfora. A sua leitura permite descortinar no seu íntimo múltiplas analogias, significados, paráfrases, alegorias. É por isso que Ulisses deve ser lido, sobretudo, como uma odisseia pela mais profunda obscuridade do Inconsciente.

Duas personagens centrais, Stephen Dedalus e Leopold Bloom, dão o mote para uma viagem pelos confins do Eu. A recorrência ao monólogo interior permite compreender os personagens na mais primitiva força dos seus conflitos individuais, assim como o recurso a estilos, técnicas e géneros literários diversos permite percepcionar em real dimensão os dramas internos do Ser. A complexidade sintáctica, semântica e pragmática da obra deixa de assustar quando lhe reconhecemos os ritmos do nosso pensamento, da nossa imaginação, em suma, do nosso psiquismo. E tudo é arquitectado sob o ponto de vista do guerreiro que pretende lançar a sua lança num duplo alvo, como nos revela Joyce logo no primeiro capítulo:

- Sou o servidor de dois senhores – disse Stephen -, um inglês e o outro italiano.
- Italiano? – disse Haines.
Uma rainha louca, velha e ciumenta. Ajoelha-te diante de mim.
- E um terceiro – disse Stephen – há por aí que me quer para os seus biscates.
- Italiano? – disse de novo Haines. – Quer explicar-se?
- O Estado imperial britânico – Stephen respondeu, enrubescendo – e a Santa Igreja Apostólica e Católica Romana.

Note-se, no entanto, que há um terceiro “senhor” que Stephen Dedalus não revela. Pelo menos para já, porque cedo entenderemos estar diante dos três princípios fundadores de toda a obra de James Joyce: antinacionalismo, anticlericalismo e antifeminismo. Stephen Dedalus é um misantropo professor com pretensões poéticas, inquietado pela morte da mãe e pela ausência do pai. Leopold Bloom, que aparecerá, pela primeira vez, no quarto capítulo, é um pragmático angariador de publicidade, traidor e traído pela adúltera sua esposa, a Sra. Marion Bloom. Uma coisa une estes dois homens: o sentimento de culpa, as memória persecutórias. No caso de Dedalus já referimos a mãe. Falta referir, no caso de Bloom, Rudy, o filho morto, mas também a sua ascendência judaica, para a qual reserva sentimentos antagónicos. Repare-se: num caso o criador (a mãe), noutro caso o criado (o filho).»




Numa mensagem que nos enviou, diz "tratar-se apenas de uma leitura, entre todas a que o livro se predispõe". A mim parece-me uma excelente introdução ao livro, que justifica tamanha transcrição...


Leitora

 

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LEITURAS NO ARQUIVO

"ULISSES", de James Joyce (17 de Julho de 2003 a 7 de Fevereiro de 2004)

"OS PAPEIS DE K.", de Manuel António Pina (1 a 3 de Outubro de 2003)

"AS ONDAS", de Virginia Woolf (13 a 20 de Outubro de 2003)

"AS HORAS", de Michael Cunningham (27 a 30 de Outubro de 2003)

"A CIDADE E AS SERRAS", de Eça de Queirós (30 de Outubro a 2 de Novembro de 2003)

"OBRA POÉTICA", de Ferreira Gullar (10 a 12 de Novembro de 2003)

"A VOLTA NO PARAFUSO", de Henry James (13 a 16 de Novembro de 2003)

"DESGRAÇA", de J. M. Coetzee (24 a 27 de Novembro de 2003)

"PEQUENO TRATADO SOBRE AS ILUSÕES", de Paulinho Assunção (22 a 28 de Dezembro de 2003)

"O SOM E A FÚRIA", de William Faulkner (8 a 29 de Fevereiro de 2004)

"EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Vol. I - Do lado de Swann)", de Marcel Proust (1 a 31 de Março de 2004)

"O COMPLEXO DE PORTNOY", de Philip Roth (1 a 15 de Abril de 2004)

"O TEATRO DE SABBATH", de Philip Roth (16 a 22 de Abril de 2004)

"A MANCHA HUMANA", de Philip Roth (23 de Abril a 1 de Maio de 2004)

"EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Vol. II - À Sombra das Raparigas em Flor)", de Marcel Proust (1 a 31 de Maio de 2004)

"A MULHER DE TRINTA ANOS", de Honoré de Balzac (1 a 15 de Junho de 2004)

"A QUEDA DUM ANJO", de Camilo Castelo Branco (19 a 30 de Junho de 2004)

"EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Vol. III - O Lado de Guermantes)", de Marcel Proust (1 a 31 de Julho de 2004)

"O LEITOR", de Bernhard Schlink (1 a 31 de Agosto de 2004)

"EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Vol. IV - Sodoma e Gomorra)", de Marcel Proust (1 a 30 de Setembro de 2004)

"UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES" e outros, de Clarice Lispector (1 a 31 de Outubro de 2004)

"EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Vol. V - A Prisioneira)", de Marcel Proust (1 a 30 de Novembro de 2004)

"ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA", de José Saramago (1 a 21 de Dezembro de 2004)

"ENSAIO SOBRE A LUCIDEZ", de José Saramago (21 a 31 de Dezembro de 2004)

"EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Vol. VI - A Fugitiva)", de Marcel Proust (1 a 31 de Janeiro de 2005)

"A CRIAÇÃO DO MUNDO", de Miguel Torga (1 de Fevereiro a 31 de Março de 2005)

"A GRANDE ARTE", de Rubem Fonseca (1 a 30 de Abril de 2005)

"D. QUIXOTE DE LA MANCHA", de Miguel de Cervantes (de 1 de Maio a 30 de Junho de 2005)

"EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Vol. VII - O Tempo Reencontrado)", de Marcel Proust (1 a 31 de Julho de 2005)

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UMA SELECÇÃO DE CONTOS LP (1 a 3O de Setembro de 2005)

"À ESPERA NO CENTEIO", de JD Salinger (1 a 31 de Outubro de 2005)(link)

"NOVE CONTOS", de JD Salinger (21 a 29 de Outubro de 2005)(link)

Van Gogh, o suicidado da sociedade; Heliogabalo ou o Anarquista Coroado; Tarahumaras; O Teatro e o seu Duplo, de Antonin Artaud (1 a 30 de Novembro de 2005)

"A SELVA", de Ferreira de Castro (1 a 31 de Dezembro de 2005)

"RICARDO III" e "HAMLET", de William Shakespeare (1 a 31 de Janeiro de 2006)

"SE NUMA NOITE DE INVERNO UM VIAJANTE" e "PALOMAR", de Italo Calvino (1 a 28 de Fevereiro de 2006)

"OTELO" e "MACBETH", de William Shakespeare (1 a 31 de Março de 2006)

"VALE ABRAÃO", de Agustina Bessa-Luis (1 a 30 de Abril de 2006)

"O REI LEAR" e "TEMPESTADE", de William Shakespeare (1 a 31 de Maio de 2006)

"MEMÓRIAS DE ADRIANO", de Marguerite Yourcenar (1 a 30 de Junho de 2006)

"ILÍADA", de Homero (1 a 31 de Julho de 2006)

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POESIA DE ALBERTO CAEIRO (1 a 30 de Setembro de 2006)

"O ALEPH", de Jorge Luis Borges (1 a 31 de Outubro de 2006) (link)

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"OS MISERÁVEIS", de Victor Hugo (1 a 28 de Fevereiro de 2007)

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"OS MISERÁVEIS", de Victor Hugo (1 a 30 de Abril de 2007)

"A RELÍQUIA", de Eça de Queirós (1 a 31 de Maio de 2007)

"CÂNDIDO", de Voltaire (1 a 30 de Junho de 2007)

"MOBY DICK", de Herman Melville (1 a 31 de Julho de 2007)

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"AS FLORES DO MAL", de Charles Baudelaire (1 a 31 de Outubro de 2007)

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"METAMORFOSES", de Ovídio (1 a 29 de Fevereiro de 2008)

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"O MANUAL DOS INQUISIDORES", de António Lobo Antunes (1 a 30 de Abril de 2008)

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"MAU TEMPO NO CANAL", de Vitorino Nemésio (1 a 30 de Junho de 2008)

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"O NÓ DO PROBLEMA", de Graham Greene (16 a 30 de Abril de 2009)

"APARIÇÃO", de Vergílio Ferreira (1 a 31 de Maio de 2009)

"AS VINHAS DA IRA", de John Steinbeck (1 a 30 de Junho de 2009)

"DEBAIXO DO VULCÃO", de Malcolm Lowry (1 a 31 de Julho de 2009)

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POEMAS E CONTOS, de Edgar Allan Poe (1 a 30 de Setembro de 2009)

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"A ORIGEM DAS ESPÉCIES", de Charles Darwin (1 a 30 de Novembro de 2009)

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